Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

CIDADE

ONG Amigão, de Medeiros Neto, é destaque no jornal Bahia Meio Dia

Imagem de destaque da notícia

A repórter Katia Pettersen e o cinegrafista Rene Pereira foram até a ONG Amigão, que fica em Medeiros Neto.

Voluntários resgatam e abrigam cães em situação de rua. Lá eles recebem todo o cuidado, tratamento e suporte necessários até que sejam adotados. E para que esse trabalho tão importante não pare, claro, eles precisam de apoio. Filhotes, adultos, cães com histórias semelhantes, vítimas do abandono e maus tratos. Essa aqui é a Lua. Quem olha assim nem consegue imaginar tudo que ela enfrentou. Foi encontrada quando ainda era um filhotinho, tinha aproximadamente três meses.


Estava enterrada com outros dois cachorrinhos que acabaram morrendo. Ela foi resgatada e trazida aqui para o abrigo da ONG Amigão, onde vem sendo cuidada há pelo menos dois anos. Esse trabalho de cuidado com os animais começou há cinco anos, quando a ONG Amigão foi fundada em Medeiros Neto. Primordiamente, ela começou com voluntários resgatando esses animais e levando para suas próprias residências. Então, muitas vezes, cachorros com doença, eles pegavam, levavam para a residência e começavam o tratamento desses cachorros. Assim, eles conseguiram salvar muitas e muitas vidas, viu?

Tudo aqui é mantido por meio de doações da comunidade. Tem o pessoal que faz as doações, são doações pequenas, mas que ajudam muito e o custo nosso aqui mais ou menos mensal deve estar em torno de uns mil reais só de alimentação e aí tem o pessoal que contribui com medicação que às vezes nas consultas dá um desconto mas é um gasto que é feito mensalmente e não tem para onde fugir. A ONG não tem uma sede própria, funciona nesse abrigo improvisado, um imóvel emprestado há dois anos. Nós já recebemos ordem de despejos várias e várias vezes, né?

Eu acho que a prefeitura deveria se inteirar do assunto e saber que isso é uma questão de saúde pública mesmo. Isso é uma obrigação do poder público, arrumar um lugar adequado, ajudar com ração, com vacina, com cuidados médicos, eu acho que é obrigação do poder público. Eu espero muito que a Lua, que a Kátia mostrou aí na reportagem, que foi quase que enterrada ou enterrada viva junto com outros filhotes que morreram, ela encontre um lar com muito amor, com muito respeito e a gente lamenta uma gestão pública que não cuide dessa área, animais resgatados, animais abandonados, uma questão de humanidade e de saúde pública. Aí a gente foi buscar respostas da Prefeitura de Medeiros Neto, que informou por meio de nota que a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura realiza a limpeza do espaço e que hoje os animais se encontram abrigados.

Disse também que a Secretaria Municipal de Agropecuária garante a ONG Amigão atendimento por meio de consulta para os animais, além da realização de castração. E garantiu que já realizou a compra do espaço. Olha que notícia importante. Atenção aí você de Medeiros Neto, que também é solidário aí com essa causa. A prefeitura disse que já realizou a compra do espaço onde será construída a sede da ONG Amigão. E finalizou ressaltando que a prefeitura compreende a importância de cuidar e zelar dos animais, que como eu disse é uma questão de saúde pública, portanto, a gente fica aguardando aí os próximos passos.

A construção da sede da ONG é para que mais animais sejam cuidados, resgatados e que eles encontrem um lar, encontrem amor.

TV Santa Cruz/BA TV

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis