-
A Bahia Bio, uma usina sucroenergética localizada em Lajedão, no extremo sul da Bahia, anunciou um investimento de mais de R$ 80 milhões com o objetivo de aumentar sua capacidade produtiva e modernizar sua infraestrutura. O projeto contará com um financiamento de R$ 39,6 milhões do Banco do Nordeste (BNB) e visa aprimorar a eficiência da planta industrial, que produz etanol.
Com a aquisição realizada em 2023 pelos sócios Adalberto Pinto e Ed Wander Pinto, a Bahia Bio planeja moer mais de 550 mil toneladas de cana na safra 2025/26, o que deve gerar mais de 500 empregos diretos e beneficiar os produtores rurais da região. A área disponível para cultivo ao redor da usina é suficiente para produzir até 2 milhões de toneladas de cana.
Na safra 2026/27, a previsão é moer um milhão de toneladas, resultando em 90 milhões de litros de etanol e atingindo a capacidade instalada da usina. Ed Wander Pinto destacou que o projeto traz um novo entusiasmo para a comunidade local, criando um ciclo de desenvolvimento sustentável.
O superintendente estadual do Banco do Nordeste na Bahia, Pedro Lima Neto, ressaltou a importância dos investimentos em biocombustíveis para o crescimento econômico do estado, enfatizando a necessidade de que esse crescimento ocorra de forma sustentável.
Siga a Notícia
Interior
O julgamento do agravo interposto contra a prefeita de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, Sheila Lemos (União Brasil), que estava marcado para...
TECNOLOGIA
No final de janeiro, a startup de IA (inteligência artificial) OpenAI lançou seu modelo mais recente, chamada o3-mini.
SUS
Apesar de o Ministério da Saúde ter autorizado a ampliação da faixa etária para o uso de vacinas contra a dengue próximas...