O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ( SENAR – BA ) por meio do Sindicato dos Produtores Rurais de Medeiros Neto e apoio da Prefeitura Municipal de Vereda, através das Secretarias de Agricultura e Obras ofereceu mais um curso de “ Operação e Manutenção de Retroescavadeira”. Desta vez, foi realizado na comunidade de Massaranduba, Município da Vereda. A capacitação é voltada para as pessoas que desejam aprender um novo ofício ou mesmo aprimorar os conhecimentos.
O instrutor da capacitação, o engenheiro mecânico Leonardo Cambuí Gaspar, explica que “A Retroescavadeira é o tipo de máquina pesada que existe há quase sete décadas e mesmo com o passar dos anos continua sendo uma das mais utilizadas. Com o treinamento, melhora-se a qualidade das operações, evitando quebras desnecessárias, aumentando a produção, a vida útil das máquinas e, consequentemente, reduzindo o custo operacional”.
O curso, que é de extrema importância para garantir mão de obra qualificada, os quinze participantes, entre eles, uma mulher, durante cinco dias, aprenderam na teoria e na prática quais os comandos da máquina, como manuseá-la em segurança, além da prevenção de acidentes, equipamentos de proteção, manutenção, técnicas de operação entre outras. A prefeitura disponibilizou as máquinas retroescavadeiras para demonstração e treinamentos aos participantes.
Os participantes se sentiram agraciados pela oportunidade de poderem fazer um curso de capacitação profissional gratuito e de qualidade, ressaltando que sempre tiveram vontade de aprender a operar a retroescavadeira e este curso surgiu em uma hora oportuna.
Ana Luysa Souza Vieira, primeira mulher no município a participar de um curso de máquinas pesadas disse : “ A gente não pode desistir do que deseja. Capacidade todas nós temos, basta pegar as oportunidades com as duas mãos. Sinto muito feliz por participar desse curso e pela forma como fui acolhida pelos colegas e instrutor“.
A dinâmica para realização desta capacitação envolveu diversas entidades, que atuaram desde a mobilização do evento até a execução dos treinamentos, e não seria possível sem a colaboração do produtor rural Evandro Galvão, que solicitou o curso em nome da comunidade ; da diretora escolar, Rosana Cabral e da administradora, Gilsa Lacerda .