Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

WHATSAPP

WhatsApp ganha trava para impedir roubo de conta e mais; veja recursos

Imagem de destaque da notícia

A Meta anunciou na manhã desta quinta-feira (13) três novos recursos para o WhatsApp que prometem maior proteção às contas dos usuários da plataforma nos próximos meses. Das três novidades, a principal delas, intitulada "proteção de conta", permite que o usuário coloque confirmações adicionais antes de transferir o acesso aplicativo de um celular para outro.

Durante o processo de mudança do acesso para um novo aparelho, o dispositivo antigo informará o horário da solicitação e qual é o modelo de aparelho de destino. Além disso, perguntará se a transferência pode mesmo ser realizada.

A expectativa da Meta é que isso funcione como um alerta para os usuários saberem se foram alvos de uma tentativa não autorizada de transferência de conta para outro smartphone. Este procedimento é algo comum após uma operação de SIM-Swap. Também chamada de "golpe da portabilidade", ela ocorre quando criminosos dentro de uma operadora de telefonia transferem um número de telefone para outro chip e passam a usar os serviços do cliente como se fossem ele.

Verificação contra malware

Outra destas mudanças é a "Verificação de Dispositivo". Ela funciona mais nos bastidores do app e serve para evitar que os usuários sejam atingidos por algum malware ou outros programas maliciosos que exploram as fraquezas do próprio WhatsApp. Por funcionar automaticamente e não precisar da intervenção do usuário, este recurso faz parte de uma nova estratégia da plataforma para proteger os usuários. Segundo a Meta, muitas vezes as pessoas se expõem e utilizam versões "alternativas" do WhatsApp. Este novo recurso leva para o app autenticadores internos que testam e validam a conexão.

Códigos de segurança automáticos

Para os usuários mais preocupados com a segurança, o WhatsApp está agilizando a verificação da transparência do código único de criptografia — que indica que a conversa com outro usuário é protegida. Agora, esse código estará disponível dentro das informações de um contato na aba "Criptografia".

Uol

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis