Por volta dos meados dos anos 70 dois amigos, um vereador e outro filho de um fazendeiro, Pedro Araújo e Jaime Lucas, se reuniram para trazerem um novo esporte para a nossa cidade, pois os mesmos gostavam de cavalos e bois.
Estes dois amigos vira em algum lugar um esporte criado no nosso país chamado vaquejada, foi quando estes amigos Pedrão e Jaiminho, acharam o lugar ideal pra fazerem o parque de vaquejada, na balança dos fazendeiros.
O terreno pertencia ao estado e uma parte ao pecuarista Gedeon Botelho, os dois foram na fazenda do pai de um dos amigos e tirarão a madeira para a construção do parque, quando o mesmo estava quase pronto os dois convidaram mais uns amigos para fazer parte deste grupo, então se juntou a eles Zinzão, Carlos Matapires, João Coletor, Riva Batista, Zé Boi, Raimundo Neves, Antônio de Souza Lima, Aloizio Moreira, etc.
Em 1978 o grupo de amigos resolveu realizar a primeira vaquejada em Medeiros Neto. Daí em diante a vaquejada de nossa cidade ficou conhecida no Brasil todo.
Nos anos 80 com a mudança de Administrador do município a vaquejada foi crescendo cada vez mais, em 1987 chegando a colocar 1 carro e 3 motos na premiação, sendo assim, aumentando cada vez mais a premiação, o parque de vaquejada permaneceu por mais de vinte anos em atividade e sendo conhecido como um dos melhores parques do Brasil, mas em 1994 o prefeito que assumiu a nossa cidade achou por bem deixar o parque de lado e desapropriá-lo, desde então não teve mais festa de vaquejada no parque Gedeon Botelho, foram 20 anos sem que se fizesse as festas mais conhecidas da Bahia e uma das mais conhecidas do Brasil.
Depois deste tempo todo, surge uma pessoa, (Gil Bravim), com a vontade de fazer com que todo aquele tempo de infância voltasse a acontecer, tempo esse que era feito piqueniques, passeios, domingueiras, vaquejadas e muitas outras coisas naquele local.
Assim montou uma associação dos moradores da Balança dos Fazendeiros, e com a ajuda de pessoas que acreditaram no seu projeto, vem trabalhando arduamente para que o parque de vaquejada seja restaurado.
Foi então que convidou alguns amigos para que o ajudasse na restauração e na realização de uma grande vaquejada que se realizará nos dias 10, 11 e 12 de maio de 2013.
Redação Medeirosneto.com