O vereador por Teixeira de Freitas Lucas Bocão, conhecido por sua oposição ao prefeito Marcelo Belitardo, teve seu aparelho celular jogado no chão e quebrado nesta segunda-feira (18), por volta das 10h30, enquanto tentava exercer seu papel de fiscalizador das ações do Executivo, na obra da Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI), no bairro Nova Teixeira.
Lucas Bocão, que já foi vice-prefeito da cidade e é radialista e apresentador de um programa na Rádio Caraípe FM, disse que estava no local para fiscalizar o uso dos recursos públicos na obra da UMMI. Conhecido por frequentemente ser alvo de ataques públicos por parte do prefeito, Lucas Bocão afirmou que faz questão de registrar suas visitas com vídeos devido a incidentes anteriores.
Quando o vereador começou a filmar, o engenheiro Davi Bahia Andrade, de 25 anos, responsável pela construção, alegou que não havia autorizado a filmagem e tirou o celular de um assessor da Câmara de Vereadores, que filmava a presença de Lucas Bocão naquele local. Na filmagem dá pra ver o momento que o engenheiro arranca o celular das mãos do assessor. O aparelho caiu no chão e ficou danificando.A Polícia Militar foi chamada e conduziu o engenheiro Davi Bahia à Delegacia da Polícia Civil. No local, Lucas Bocão gravou um vídeo explicando que filmava sua ida à obra para garantir transparência nas atividades públicas e alegou que o engenheiro não teria gostado da filmagem, resultando na agressão.
O engenheiro, por sua vez, afirmou que, apesar da obra ser de caráter público, sua imagem pessoal não é pública e, portanto, ele não autorizou a gravação de sua imagem, bem como dos outros funcionários presentes. Ele também alegou que o vereador o provocou, apontando que estava atrasado para a obra há mais de 30 minutos.
Na delegacia, o engenheiro admitiu ter tentado tirar o celular das mãos de Lucas Bocão. Ele enfatizou que não trabalha diretamente para a prefeitura, mas o vereador contestou, argumentando que ele recebe dinheiro público indiretamente por meio da empresa Tersud Engenharia e Construções Ltda, responsável pela obra.
O engenheiro chegou à Delegacia de Polícia na viatura da Polícia Militar com um sorriso no rosto, o que causou espanto e indignação para as pessoas que acompanhavam o vereador.
Em sua página no Facebook Lucas Bocão fez críticas ao prefeito Marcelo Belitardo e compartilhou um vídeo do momento em que o engenheiro foi conduzido à delegacia. Em sua publicação, ele denunciou a atitude agressiva do engenheiro e pediu mais transparência na fiscalização do dinheiro público. O vídeo pode ser visto aqui.
O prefeito Marcelo Belitardo ainda não se manifestou publicamente sobre o ocorrido.