Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

ECONOMIA

"Foi uma surpresa, eu não esperava": conheça o único menor de idade aprovado no CNU

.


Danillo Augustus, de 17 anos, é natural de Teresina (PI). O estudante foi aprovado também nos vestibulares de Medicina e Direito, mas segue estudando para tentar uma vaga em universidades públicas do Nordeste. Danillo Augustus, de 17 anos, é o único candidato menor de idade aprovado no CNU.

Arquivo Pessoal

Uma família de Teresina, no Piauí, foi pega de surpresa ao ver os resultados do Concurso Nacional Unificado (CNU). O jovem Danillo Augustus de Oliveira Orsano, de 17 anos, foi o único candidato menor de idade aprovado na seleção.

Recém-formado no ensino médio, ele foi aceito para o cargo de Agente de Atividades Agropecuárias do Ministério da Agricultura, que tem salário inicial de R$ 7.436,29. Das vagas disponíveis de nível médio, essa foi a sétima opção escolhida pelo piauiense.

"Fiquei muito alegre com essa notícia de ser aprovado tão jovem. Foi uma surpresa, é uma coisa que eu não esperava. Eu encarei como um desafio, e aprender com o processo foi o que contou", conta Danillo, que fez a prova com o objetivo de praticar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Aluno do Instituto Dom Barreto, colégio particular considerado um dos melhores do país, Danillo estuda para vestibulares desde o 1º ano do ensino médio com os conteúdos passados em sala de aula e vídeos no YouTube.

Durante o 2º ano, Danillo chegou a conquistar uma vaga no curso de Direito na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Além disso, ganhou uma medalha de prata na Olimpíada Canguru de Matemática de 2023.

Danillo Augustus conquistou o cargo de Agente de Atividades Agropecuárias, do Ministério da Agricultura.

Arquivo Pessoal

Neste ano, Danilo acertou 161 das 180 questões do ENEM, além de conquistar 900 pontos na redação. (relembre o tema)

Com isso, o jovem foi aprovado em Medicina no Centro de Educação Tecnológica de Teresina (Faculdade CET), no Centro Universitário Mauricio de Nassau (Uninassau) e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Danillo segue estudando para tentar uma vaga em universidades públicas do Nordeste. Por conta da pontuação no ENEM, ele conseguiu uma bolsa em um cursinho preparatório para vestibulares.

"Estava pensando muito na área de engenharia aeroespacial, por ser um mercado de trabalho relativamente novo e em alta. Mas também me vejo na área do meu pai, que é a medicina. Acho interessante o estudo da anatomia do corpo humano e poder ajudar as pessoas", afirma.

No ano passado, o piauiense chegou a fazer outra prova de concurso como teste para o ENEM: a de Diplomata, do Itamaraty. (entenda como é o processo seletivo)

"Eu paguei para ele e para a irmã, para sentirem o drama. Eles estavam fazendo nada, dia de domingo, coloquei para terem um choque de realidade", brinca a mãe, Martha Fernanda, que é advogada e ajudou o filho nos estudos.

Danillo Augustus chegou a fazer outra prova para concurso: o de Diplomata, do Itamaraty.

Arquivo Pessoal

Preparação para o CNU

Segundo Danillo, para se preparar para o Concurso Público Nacional Unificado, foi necessário analisar provas anteriores da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do processo seletivo.

"Como a banca tem uma abordagem parecida com o ENEM, aproveitei o estudo que já tinha para aplicar no CNU. Busquei ser mais objetivo e focar em assuntos da atualidade, o que me ajudou a ter uma boa base para a redação", lembra.

Além disso, o piauiense focou em conteúdos que não fazem parte da grade curricular do Ensino Médio, como direito constitucional e administrativo, áreas que sua mãe domina por ser da área jurídica.

"Ele está me devendo aulas, vou cobrar os honorários. Eu era o dicionário para as palavras jurídicas que ele não entendia", brinca Martha Fernanda, que passou em um concurso para ser delegada em outro estado, mas desistiu por conta da maternidade.

Danillo completa 18 anos ainda neste mês de fevereiro, o que é um dos requisitos principais para assumir o cargo no Ministério da Agricultura. No entanto, tudo depende da lotação do cargo, já que o órgão ainda não divulgou onde os aprovados irão trabalhar.

Além disso, segundo o edital, é necessário ter Curso Técnico Agrícola com registro no Conselho de Classe para assumir o cargo, o que pode ser um empecilho, já que Danillo tem apenas o ensino médio completo. (veja quais são os proximos passos)

CNU, Ibama, MPU e mais: veja a lista de concursos previstos para 2025; salários vão até R$ 20,9 mil

g1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!